top of page

CRECI-ES.

Atualizado: 26 de abr.

Mercado Imobiliário e os Honorários nos EUA e no Brasil



Presidente do CRECI-ES e Assessor Jurídico FENACI Aurélio Cápua Dallapicula

Como o próprio nome estabelece, o GRNH serve como balizador refencial de mercado para a cobrança e o recebimento de honorários pelos serviços de Intermediações e avaliações imobiliárias.

O GRNH pode ser baixado gratuitamente por acesso a página principal do site da FENACI ou link: www.fenaci.org.br.

O GRNH portanto, reflete além dos custos de trabalho, as referências praticadas no mercado imobiliário sem qualquer tabelamento, com total respeito ao estabelecido no art. 170 da Constituição Federal.

Já nos EUA, embora também exista cultura e difusão dos valores médios praticados para o estabelecimento de honorários no mercado imobiliário, deixa de ter uma organização legal que tenha elaborado em âmbito nacional a referência de valores.

Somado a esse ponto, cada estado norte americano possui uma legislação diferenciada em relação aos demais e obrigatória em cada circunscrição, por isso também a dificuldade de unificação de costumes, práticas e igualmente vetado por regra constitucional o tabelamento de honorários.

O importante é que sigamos as boas e benéficas práticas dos países desenvolvidos economicamente, mas aproveitando nossas evoluções em favor de um mercado imobiliário cada vez mais respeitado, valorizado, independente e pujante.


Aurelio Capua Dallapicula

Assessoria Jurídica da FENACI

OAB-ES n. 27.846

CF 3045-ES.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page